Biografia

Sérgio Quaresma - Baixo & Bandolim

Nasceu em Portimão a 31 de Dezembro de 1976.
Com 14 anos, trocou a ideia fixa de comprar uma espingarda de pressão por um instrumento musical, comprando assim uma viola. Mas só aos 19 anos é que começou a levar a musica mais a serio, desde que adquiriu um baixo que era supostamente para ser reparado, ganhando o gosto (a paixão) por este instrumento. Assim foi formada a banda Ripoff com Zé Pedro Campos na bateria e David Domingos na voz e guitarra, com influencias no grunge, rock e punk.

Mais tarde partilha com Hélder Encarnação, na guitarra e Pedro Piedade (Marreta) na bateria, grupo que nunca teve nome, mas que apelida de Projecto Poço-Partido. Apenas teve uma actuação, sob o nome de "Glup?".


Foi com Pedro Marreta que vinha a ter outra formação "Trombose" (a 5ª formação), agora com Tiago na voz e guitarra e Nelson Agostinho no teclado, grupo 100% rock português.


Alguém bate à porta, e... " Olá precisamos de um baixista para tocar num grupo de bailes, como é que é, alinhas?". Assim participava no grupo de baile "V Dinastia", Tó Reis na bateria, Nuno "Teclas" nas teclas, Zé "Xerife" na guitarra e Vanessa na voz.

O gosto pela música portuguesa aumenta, mas desta vez directamente ás raízes. Mais uma vez com Hélder Encarnação com um seu colega de universidade, Luís Almeida(Satã), formaram o "Mar de Fora", grupo de música tradicional portuguesa. Um projecto muito interessante, instrumentalmente, que se apresenta, com cavaquinhos, bandolim, guitarra portuguesa, braguesa, viola e guitarra baixo.

É convidado para tocar baixo nos Haja Saúde, grupo de música popular e tradicional portuguesa, grupo este formado principalmente por profissionais do Hospital do Barlavento Algarvio (Portimão), na qual vieram a gravar o 1ª CD do grupo, álbum Terapias.



Actualmente, além do projecto "
Mar de Fora", é convidado de Pedro Frias, PedroFriasBand, grupo de World Music, música étnica, com influências que vão desde a música celta, o flamenco ao fado. E também de José Praia, com os projectos "Alcoutim a Cantar" e "Lagoa a Cantar".

Um comentário:

  1. Zé Pedro Camposmarço 07, 2010

    Muito bom, amigo Sérgio!
    Além do excelente músico que és há que destacar ainda a enorme força de vontade e o gosto por aquilo que fazes. Este homem nasceu prá música. Abraço grande Zé Pedro

    ResponderExcluir

Deixa aqui o teu comentário!